CASA XANGRILÁ

Xangrilá

2020

Área 190m²

Colaboradora Arquiteta Taiane Bohrer

A Casa Xangrilá nasceu da demanda de muita iluminação natural e integração total.

A fim de aproveitar a melhor insolação para todos os ambientes da casa, foi proposta uma tipologia em L, onde todos os quartos possuem acesso ao pátio interno, assim como a área de estar social e cozinha. Todos os ambientes se abrem aos espaços com portas-janelas generosas.

A materialidade definida para a edificação veio da própria materialidade construtiva. As estruturas em concreto foram mantidas expostas, apenas com proteção para evitar danos característicos do litoral. Os vãos das aberturas, em dimensão maior que o padrão, levados até as vigas, faz com que o volume tenha uma clareza estética, que junto à textura da madeira dos fechamentos cria uma estética contemporânea.

Os avanços projetados na fachada frontal e dos dormitórios é pensado para uma característica muito peculiar do litoral gaúcho, a necessidade da entrada do sol nas temperaturas mais baixas do inverno e do bloqueio do sol nos meses de verão. 

Casa Xangrilá
Casa Xangrilá
Casa Xangrilá

A tipologia em L nesse caso demandou um corredor de acesso aos dormitórios. A estratégia para manter a iluminação natural foi posicionar uma clarabóia na parte intermediária, garantindo assim luminosidade ao longo do dia, além de conforto visual no espaço.

Casa Xangrilá
Casa Xangrilá
Casa Xangrilá
Casa Xangrilá

FORNECEDORES

OBRA CIVIL Zona Nova Arquitetura

FOTOGRAFIA Juliano Rodrigues

TESTE SETA-08.png